Apostila Concurso ALEPI-Assembleia Legislativa do Estado do Piauí

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Apostila Digital Concurso ALEPI-Assembleia Legislativa do Estado do Piauí




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A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI) retificou o edital nº 01/2019 referente ao seu concurso público que irá preencher 41 vagas destinadas a profissionais de níveis médio, técnico e superior. O concurso ALEPI será executado pela COPESE e as atualizações devem ser conferidas pelos candidatos.

Vagas

  • Assessor Técnico Legislativo (nível médio / técnico): Taquigrafia, Informática, Cerimonial Público, Radiodifusão e área administrativa;
  • Consultor Legislativo (nível superior): Redação de Atas e revisão de debates, Direito, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Comunicação Social e Biblioteconomia.

A remuneração inicial é de R$ 2.310,14 para Assessor Técnico Legislativo e de R$ 4.068,39 para Consultor Legislativo. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 24 de setembro e 06 de novembro de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.ufpi.br/copese.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 para os cargos de níveis médio e técnico e de R$ 120,00 para os cargos de nível superior.

Poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato que se enquadrar em pelo menos uma das seguintes condições:

  • For pessoa com deficiência;
  • For doador de sangue cadastrado no HEMOPI, desde que tenha realizado pelo menos três doações de sangue no período de um ano, até o último dia de inscrição no concurso público;
  • For doador de medula óssea, em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, também cadastrado no HEMOPI;
  • Estar desempregado, desde que cumpra os requisitos previstos em edital;
  • Tiverem trabalhado como mesário ou colaborador da Justiça Eleitoral do Estado do Piauí, por no mínimo duas eleições.

Provas

O concurso ALEPI será composto por prova objetiva, prova de redação e análise de títulos. As provas escritas serão realizadas em Teresina – PI, na data provável de 12 de janeiro de 2020 e terá duração total de cinco horas, com início previsto para às 08 horas.

Dicas para as provas ALEPI – O que é cultura organizacional?

Quando uma empresa enfrenta pedidos frequentes de demissão, dificuldade de contratar e reter bons profissionais e a falta de uma mentalidade que unifique e motive os colaboradores, isso pode estar relacionado a uma cultura organizacional enfraquecida.

Esse conceito diz respeito à visão que os fundadores tinham logo no início da empresa, o conjunto de normas, crenças e práticas que tornavam o negócio diferenciado.

Cultura organizacional: o que é?
As diretrizes que guiam todos os aspectos da rotina de uma empresa. O conceito deve abranger desde os símbolos utilizados (identidade visual, decoração do ambiente) até o cronograma de eventos (reuniões, palestras, cursos) e as recompensas (dinheiro, benefícios, viagens) distribuídas.

A cultura de uma empresa deriva principalmente da mentalidade dos fundadores, e as pessoas com maior influência são as responsáveis por continuar definindo os padrões a serem seguidos. Apesar disso, é difícil evitar que ela sofra modificações com a entrada de novos colaboradores.

Geralmente, os efeitos de uma cultura enfraquecida começam a se tornar mais aparentes quando a empresa cresce de forma rápida e os esforços são direcionados para aumentar vendas, entregar projetos, captar clientes e contratar pessoas. Nesse cenário, a conservação da cultura fica em segundo plano e as mudanças podem ocorrer a uma velocidade difícil de acompanhar.

Dessa forma, o resultado é um ambiente diverso e disperso, onde tanto a individualidade quanto o trabalho em equipe não são bem aproveitados, evidenciando assim uma cultura organizacional fraca.

Cultura organizacional: como criar
A resposta às seguintes perguntas pode servir tanto para compreender as condições atuais quanto para definir novas diretrizes para a empresa:

• O que buscamos alcançar com nosso trabalho?
• Seguimos padrões rígidos ou somos flexíveis?
• Passamos mais tempo planejando ou executando?
• Evitamos ou abraçamos riscos?
• Como nos relacionamos com as pessoas?
• Nossos colaboradores trabalham melhor sozinhos ou em grupo?

Essas questões precisam ser analisadas e respondidas de maneira sólida com base na rotina da empresa para que seja traçado um perfil realista. Dessa forma, será dado o primeiro passo para criar uma cultura organizacional forte e capaz de identificar, modificar e destacar a empresa.

Cultura organizacional: como manter e aprimorar
Um PDF, uma apresentação no PowerPoint, cartazes e mensagens motivacionais espalhadas pelas instalações podem não ser suficientes para transmitir aos colaboradores a cultura da empresa. É preciso falar diretamente com eles e também ouví-los através de reuniões e eventos frequentes, mostrando a necessidade de entender e aplicar as diretrizes estabelecidas.

Quando chegam novas pessoas à empresa, é preciso incorporá-las ao cotidiano e evitar que elas “contaminem” o ambiente com práticas contrárias às previamente estabelecidas. Ao contrário, elas devem ser incentivadas a somar aspectos positivos para a cultura praticada.

Um colaborador que desrespeita e desvaloriza as normas pode afetar o comportamento e o desempenho de todos os outros membros da empresa. Caso uma conduta prejudicial se torne conhecida e não seja eliminada, acultura organizacional é enfraquecida e as pessoas passam a se sentir desmotivadas.

Além disso, o empreendedor e as demais pessoas de influência têm um papel vital na manutenção e aprimoramento de uma cultura saudável. Não apenas o que dizem, mas também o que fazem e como fazem passam importantes mensagens aos colaboradores, sendo necessário mostrar sabedoria e comedimento para moldar a cultura organizacional de acordo com o que foi planejado.

Quando falamos da cultura organizacional de uma empresa, nos referimos a processos bem estruturados, elaboração de normas e padronização. Esse conceito envolve muitos aspectos além da presença de áreas de lazer em ambientes de trabalho e traz questionamentos capazes de promover mudanças significativas nas empresas.

Diferentes tipos de empreendimentos podem se beneficiar de uma cultura organizacional bem planejada e executada que traz segurança, consistência e propósito para todos os passos que a empresa quiser dar.

Detalhes sobre as Provas ALEPI

Para realizar as provas escritas, o candidato deverá comparecer com antecedência mínima de uma hora, munido de caneta esferográfica de tinta preta, cartão de inscrição e documento original de identificação (o mesmo utilizado na inscrição).

A prova objetiva valerá 100 pontos e será composta por 50 questões, cada uma delas valendo dois pontos. Serão 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico e 30 questões de Conhecimentos Específicos.

Esta prova possui caráter eliminatório e classificatório, sendo aprovados os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% das questões de cada disciplina.

A prova de redação valerá 20 pontos e será composta por um texto dissertativo argumentativo, na forma de prosa. Somente serão corrigidas as redações dos candidatos aprovados na prova objetiva.

A redação também possui caráter eliminatório, sendo eliminados do concurso público os candidatos que obtiverem nota inferior a 10 pontos nesta prova.

Somente será possível entregar o caderno de questões, a folha de respostas e a folha de redação após uma hora do início das provas.

A avaliação de títulos possui caráter apenas classificatório e a pontuação obedecerá aos seguintes critérios:

Para os cargos de níveis médio e técnico:

  • Tempo de serviço público: 1 ponto a cada três anos, até o limite de 4 pontos;
  • Graduação: 1 ponto por título, podendo ser apresentado apenas uma graduação.

Para os cargos de nível superior:

  • Tempo de serviço público: 1 ponto a cada três anos, até o limite de 4 pontos;
  • Especialização ou MBA: 1 ponto;
  • Mestrado: 2 pontos;
  • Doutorado: 4 pontos.

* Somente será possível apresentar um título de pós-graduação em cada categoria.

Critérios de desempate

Em caso de empate na pontuação entre candidatos, os seguintes critérios serão adotados:

  1. Candidato com idade igual ou superior a 60 anos até a data do resultado final do concurso;
  2. Candidato com o maior número de acertos em Conhecimentos Específicos;
  3. Candidato com o maior número de acertos em Língua Portuguesa;
  4. Candidato com a maior nota na redação;
  5. Candidato com o maior número de acertos em Raciocínio Lógico;
  6. Candidato de maior idade, podendo ser utilizada a hora de nascimento para o desempate.

Validade

O prazo de validade do concurso ALEPI será de dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final, podendo haver uma única prorrogação, por igual período.

Edital

Para demais informações sobre este concurso público, consulte o edital publicado no Diário da Assembleia do Estado do Piauí, edição de 02 de setembro de 2019, anexo 1.

VEJA AS APOSTILAS DIGITAIS QUE SERÃO ENVIADAS POR E-MAIL:

    1. Apostila Português
    1. Apostila Redação
    1. Apostila Matemática
    1. Apostila Raciocínio lógico
    1. Apostila Informática
    1. Apostila Exercícios e Testes
    1. Apostila Área da Educação
    1. Apostila Administração
    1. Apostila Complementares
    1. Apostila do Meio Ambiente
    1. Apostila Arquivologia
    1. Apostila Auditoria
    1. Apostila Códigos de Éticas
    1. Apostila Direitos em Geral
    1. Apostila Códigos
    1. Apostila Contabilidade
    1. Apostila Área da Saúde
    1. Apostila Espanhol
    1. Apostila Inglês
    1. Apostila Direção Defensiva
    1. Apostila Geografia do Brasil
    1. Apostila História do Brasil
    1. Técnicas de Estudo
    1. Normas Regulamentadoras
    1. Parâmetros Curriculares Nacionais
    1. Plano Nacional de Educação
    1. Previdência Social
    1. Logística Empresarial
    1. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
    1. Declaração Universal dos Direitos Humanos
    1. Declaração da OIT
    1. Declaração Universal dos Direitos Humanos
    1. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
    1. Economia
    1. Emendas Constitucionais Revisão
    1. Estatuto Criança, Idoso, Deficiente
    1. Estatística Básica
    1. Farmacologia
    1. Filosofia
    1. Finanças Públicas
    1. Fisioterapia
    1. Medida Provisória Nº 2.166-67 – 2001
    1. Memorização
    1. Microeconomia e Macroeconomia Resumo
    1. Nutrição
    1. Objetivo da Ética
    1. Organização, Sistemas e Métodos
    1. Psicologia
    1. Recursos Humanos
    1. Relações Humanas
    1. Resoluções Conama
    1. Comissão de Ética Pública da Presidência da República
    1. Constituição da República e atualizações
    1. 1.170 Provas Gabaritadas
  1. 2.600 Cartas Comerciais, Contratos e Pessoas

VOCÊ PODE MONTAR APOSTILAS PARA DIVERSOS CONCURSOS, TAIS COMO:

  1. Assistente Social
  2. Auxiliar Administrativo
  3. Auxiliar de Contabilidade
  4. Auxiliar de Informática
  5. Banco Central do Brasil
  6. Banco do Brasil
  7. Advogado
  8. AFRF – Auditor Federal da Receita.
  9. AFT – Auditor Fiscal do Trabalho.
  10. Agente Comunitário de Saúde.
  11. Agente de Combate a Endemias.
  12. Agente de Saúde
  13. Agente de Trânsito e Transporte
  14. Agente Penitenciário Federal
  15. Área de Educação
  16. Área Médica
  17. Caixa Econômica Federal
  18. Câmaras Municipais
  19. Contabilista
  20. Ministério da Saúde
  21. Ministério da Fazenda
  22. Motorista
  23. MPU– Técnico e Administrativo
  24. MTE – Ministério do Trabalho e Emprego
  25. Odontologia
  26. Correios
  27. Economia Básica
  28. Enfermeiro
  29. Escrevente Judiciário
  30. Exame da Ordem
  31. Advogado trabalha
  32. Licitações fiscais
  33. Fiscal do Trabalho
  34. Guardas Municipais
  35. IBGE
  36. INSS
  37. IPHAN
  38. Oficial de Justiça
  39. Policia Civil
  40. Policia Federal – Agente e Escrivão
  41. Policial militar
  42. TRF – Técnico Judiciário
  43. Tribunal de Justiça
  44. TRT
  45. Policia Rodoviária Federal
  46. Prefeituras Municipais
  47. Receita Federal
  48. Segurança do Trabalho
  49. STF
  50. STJ
  51. SUS – Sistema Único de Saúde
  52. TCU
  53. Técnico em Enfermagem
  54. TJ
  55. TRÊS

e muito mais cargo.